sexta-feira, 27 de novembro de 2009

EVOLUCIONISMO, CRIACIONISMO E IMOBILISMO

Em pleno Século XXI, a relação entre ciência e religião continua a ser de desconfiada coabitação, nalguns casos sob a falsa aparência de mútuo respeito. A guerra, mais ou menos declarada, entre criacionistas e evolucionistas é a melhor demonstração do que se diz. Falo nisto porque recentemente se concretizaram descobertas importantes no campo da paleontologia e da biologia que constituem fortes suportes para a teoria darwiniana.
A primeira diz respeito ao resultado do estudo de fósseis do Ardipithecus ramidis, encontrados na Etiópia. Avançou-se do conhecimento que tínhamos do Australophitecus, descoberto em 1924 na África do Sul - “apenas” com cerca de 3,7 milhões de anos -, para um antepassado do homem actual que existiu há 4,4 milhões de anos. É mais um elo na cadeia que nos liga à criatura comum com o chimpanzé, que viveu há cerca de 6 milhões de anos. Pelo estudo da sua anatomia, conseguem os paleo-antropólogos avançar com hipóteses sobre os seus hábitos alimentares, “sociais” e outros, cujo conhecimento é interessantíssimo. (ver http://www.sciencemag.org/ardipithecus/)
A segunda descoberta respeita à modificação do perfil genético na população da tribo Fore, na Papua Nova Guiné. Até 1950, era tradição os nativos comerem o encéfalo dos mortos durante a cerimónia fúnebre. Tal constituía o mecanismo de transmissão de um prião responsável pelo kuru, doença semelhante à Doença de Creutzfeldt–Jakob, variedade humana da “doença das vacas loucas”. Verificou-se que existe actualmente nessa população um gene único no mundo, que confere imunidade para a doença e cuja frequência aumentou até se observar em 8% da população. O aparecimento do gene e o aumento da sua frequência são, com grande probabilidade, fenómenos de mutação e selecção natural, respectivamente. A mutação confere resistência quase completa à doença e os mutantes vivem mais e têm maior descendência.
Curiosamente, é nos Estados Unidos, o país do Planeta mais desenvolvido cientificamente, que os confrontos entre criacionistas e evolucionistas são mais acesos. Poderá dizer-se que a percentagem de criacionistas é pequena mas, numa população de 300 milhões, representa um movimento fortíssimo. E não é exclusivamente constituído por gente mal informada. Pelo contrário, ao ler os seus textos, podemos constatar que conhecem muito bem o método científico, embora representem correntes variadas, desde os chamados “Terra Jovem”, que acreditam num universo com apenas alguns milhares de anos, onde todos os seres vivos foram criados em pouco tempo e na sua forma actual ou muito próxima, até os da “Terra Velha” que aceitam o universo muito antigo, mas rejeitam a evolução biológica.
A despeito do facto de as posições criacionistas não terem nenhuma base científica, muitos professores estão sob enorme pressão para que as várias formas de criacionismo sejam ensinadas nas escolas, juntamente com o evolucionismo, e até em sua substituição. Em boa verdade, não há nada pior que o imobilismo intelectual e a intolerância ditada por convicções religiosas, ou outras, mal digeridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário