quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ACORDO ORTOGRÁFICO

O Acordo Ortográfico é uma pedra no sapato de muitos portugueses, Vasco Graça Moura incluído, representante honorífico dos críticos de tal Acordo. Do outro lado da barricada está o Prof. Malaca Casteleiro, pessoa que muito respeito por ser o grande obreiro da conclusão do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa.
É difícil tomar partido nesta disputa. A ortografia sempre evoluiu e há muito deixámos de escrever pharmácia, parocho, ou Hespanha. Mas as alterações introduzidas devem ter um motivo forte porque têm custos materiais e funcionais muito elevados. A leitura não se faz letra a letra, ou sílaba a sílaba – penso eu – mas sim pelo aspecto gráfico da representação dos fonemas. E mudar esse aspecto encrava um nadinha a rapidez da leitura e distrai; pelo menos durante tempo mais ou menos longo, pois representa uma parte da aprendizagem da leitura.
Posto isto, era bom conhecer quais as razões para a entrada em vigor do Acordo. Diz-se que o Português sai fortalecido por ter uma única versão no mundo. Acredito que sim, como é evidente. Mas quem beneficia mais com isso? Não é Portugal, cuja língua é língua oficial da União Europeia. E isso é argumento muito forte para opor aos que dizem ser o Português do Brasil falado por quase duas centenas de milhões de almas. Porque falo disto?
Falo porque nesta perspectiva a quantidade de cedências de cada lado deve ser proporcional às vantagens adquiridas; e o Brasil cedeu muito menos que Portugal no número e qualidade das alterações introduzidas. Sei que se pode fazer uma contabilidade disto favorável a Portugal, mas é uma contabilidade falaciosa porque toma em conta apenas aspectos aritméticos, sem considerar o valor qualitativo das alterações.
Desta vez, não se altera a pronúncia das palavras, mas temo que na próxima o mesmo já não aconteça, dada a tendência de Portugal para ceder nestas coisas. Chegaremos ao ponto de oussê ter de viajá ao Braziu acompanhado da sinhóra Antônia p'ra entendê aquela genti!

Lembrei-me do Acordo porque os charadistas constituiram agora nova frente de contestação. É que nesta fase de indefinição sobre a entrada em vigor, não sabem como elaborar "palavras cruzadas", "sopa de letras" e coisas assim. Efectivamente, profissional de teatro com cinco letras pode ser actor ou atriz, por exemplo. Uma trapalhada!

Sem comentários:

Enviar um comentário