sábado, 13 de fevereiro de 2010

O AGENTE KNOPF

-
Os historiadores britânicos têm em fraca conta o papel do Secret Intelligence Service (SIS), mais conhecido por MI6, durante a II Guerra Mundial. Mas investigações de um historiador de Cambridge revelaram agora que aqueles serviços tinham um informador na Alemanha, colocado junto do Alto Comando, que terá permitido aos ingleses conhecer factos fundamentais para o esforço de guerra. Desde pormenores sobre a saúde de Romel, até à localização do abrigo secreto fortificado de Hitler na Prússia Oriental, bem como os planos para o Mediterrâneo, incluindo a invasão de Malta, e o anúncio da invasão iminente da Rússia, tudo foi transmitido ao MI6 pelo agente com o nome de código de Knopf.
Knopf foi “herdado” dos serviços secretos polacos e passou a trabalhar para a Inglaterra depois da instalação em solo britânico do governo polaco no exílio. O oficial de ligação entre os espiões polacos e ingleses era o comandante Wilfred “Biffy” Dunderdale, antigo chefe do MI6 em Paris e amigo de Ian Fleming, a trabalhar nessa altura nas informações navais. Wilfred “Biffy” Dunderdale terá sido a figura que inspirou Fleming na criação da personagem “Double O Seven” – my name is Bond... James Bond.
Knopf era provavelmente alemão mas, como os arquivos do MI6 da II Guerra ainda se mantêm secretos, isso não se sabe, como também não há informação sobre o que lhe aconteceu depois da guerra. Sabe-se apenas que os ingleses tiveram um trabalhão para se certificarem de que Knopf não era agente duplo.
As descobertas de Paul Winter – assim se chama o investigador de Cambridge – foram feitas nos Arquivos de Churchil e no Arquivo Nacional. Quantos argumentos de bons filmes de espionagem não estarão enterrados no MI6?

Sem comentários:

Enviar um comentário