segunda-feira, 29 de março de 2010

A PAUSA QUE REFRESCA

Embora pareça caricato dizê-lo, neste dia, em 1886, ocorreu um acontecimento histórico: o farmacêutico John S. Pemberton chegou à fórmula da Coca-Cola nas trazeiras da Jacobs’ Pharmacy, em Atlanta. Inicialmente era um xarope para diluir com água gasosa, como constava no anúncio publicado a 8 de Maio no Atlanta Journal e reproduzido aqui ao lado. Tinha cocaína – estimulante - e noz de cola, com cafeína, que lhe dava o gosto. A cocaína viria a ser retirada, aumentando a quantidade de cafeína.
Asa Griggs Candler comprou a patente a Pemberton em 1887 e iniciou uma agressiva campanha de marketing. O êxito foi enorme e, na comemoração do 50º aniversário, a Coca-Cola era já um ícone nacional americano. Começou a ser vendida em garrafas em 1894 e em latas de alumínio em 1955. Antes vendia-se em pequenos barris vermelhos.
Quando os Estados Unidos entraram na II Guerra, os soldados americanos em serviço no estrangeiro pediram à Coca-Cola para lhes fornecer a bebida nos locais onde estavam colocados. Apesar dos custos de produção – a empresa deslocou fábricas para esses países – a bebida foi vendida ao preço do custo nos Estados Unidos. Foi uma táctica de marketing recompensada quando os militares regressaram a casa.
Em muitos países é considerada uma manifestação de apoio aos americanos beber Coca-Cola no 4 de Julho. Actualmente, vendem-se 44 mil garrafas e latas de Coca-Cola por segundo nos Estados Unidos. É obra!

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