domingo, 18 de abril de 2010

AUSTRALOPITHECUS SEDIBA



Os antecedentes históricos do homem – género Homo - eram designados genericamente por hominídeos. Agora, chegou-se à conclusão ser útil distinguir os hominídeos que desaguaram no homem actual dos que seguiram outras vias, e temos os homininos Uma trapalhada!
Vem isto a propósito da descoberta em Malapa, na África do Sul, de dois esqueletos de nova espécie de Australopithecus - A. sediba -, com idade provável entre 1,95 e 1,75 milhões de anos. São, quase seguramente, descendentes do Australopithecus africanus e nossos antecessores directos.
Aos poucos, a cadeia da evolução humana vai-se reconstituindo. Com o estudo complementar geológico e paleobiológico do local envolvente onde foram encontrados os fósseis, o conhecimento dos hábitos alimentares e sociais da época melhoram. E vamos percebendo como se chegou ao exemplar actual, que ainda tortura e agride o próximo, e se mata gloriosamente em guerras, em nome do bem colectivo.

O post é fundamentalmente, para mostrar algumas imagens relativas às nossas avós – eram do sexo feminino – encontradas em Malapa.
.
Nota - Vale a pena clicar na imagem superior para ver maior; e como as nossas avós podem ter caído no buraco, e porque lá ficaram e morreram.

Sem comentários:

Enviar um comentário