terça-feira, 17 de agosto de 2010

O GRANDE TÍTULO COMO TERAPÊUTICA SOCIAL

-
-
Há um desejo humano generalizado de ver ricos, poderosos, políticos, figuras públicas e pessoas influentes embrulhadas em acusações graves e, se possível, condenadas e humilhadas. Não consiste isto em nenhuma preocupação com a justiça, ou com a moral dos costumes; nem se integra em qualquer cruzada contra o crime ou corrupção. É, muito criticavelmente, mera manifestação de inveja, o mais comum dos pecados capitais, para usar a terminologia católica.
O cidadão vive envolto em dificuldades de maior ou menor monta e imagina o mar de rosas de quem aparenta sucesso, que considera desigualdade injusta. Para compensação, precisa que alguma atrapalhação se abata sobre os “felizes”. A comunicação social percebeu o fenómeno há décadas e explora-o, funcionando como tónico do mecanismo psiso-social e assim se fazem grandes capas.
Não sei se Duarte Lima é culpado de alguma coisa, nem isso me interessa. Mas posso assegurar que a situação para ele está preta; e só com isso já deu algum conforto a muita gente.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário