domingo, 19 de setembro de 2010

INTERNATIONAL TALK LIKE A PIRATE DAY


Hoje, 19 de Setembro, é o Dia Internacional da Linguagem Pirata. Estúpido? Bastante; mas é desde 1995. Dois jovens (à direita) tiveram a ideia de recuperar a conversa pirata, o humorista americano Dave Barry achou graça e deu-lhes notoriedade, e a partir daí o dia passou a ser mais o dia internacional dos piratas.
Há grande número de sites, vídeos, livros, revistas e jornais dedicados aos piratas e à pirataria. É tudo folclore. Na Flórida, em Key West, há mesmo um festival anual, com cantos, representações e navegação alusivos à pirataria. E há histórias e anedotas.
Robert Surcouf (1773-1827), francês, pirata afamado, tomou de assalto 47 navios e ficou conhecido como Roi des Corsairs (à esquerda). Um dia, um capitão da Royal Navy disse-lhe: Vocês, franceses, batem-se pelo dinheiro, enquanto nós, ingleses, nos batemos pela honra. Surcouf replicou que cada um se bate por aquilo que não tem.
Já é tarde provavelmente quando ler isto; mas ainda pode ir à rua e comprar um livro sobre pirataria. Ou qualquer adereço para comemorar.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário