terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

'THE WALL STREET JOURNAL' ANTI-SOCRÁTICO

.

.
O DIA 'D' DA DÍVIDA PORTUGUESA APROXIMA-SE
 .
Funcionários europeus discutem calmamente a contingência de um pedido português para ajuda financeira já no próximo mês, quando o altamente endividado País começa a enfrentar em larga escala o resgate da divida.
.
A ideia é de que não poderá continuar sem auxílio para além de Março ou Abril, o mais tardar, e está já sob pressão de países como a Alemanha para pedir ajuda, de modo a que a situação na zona Euro fique mais clara, disse um funcionário senior de governo daquela zona. Alguns funcionários portugueses estão a considerar tal possibilidade, disse ainda.
Portugal levantou este ano 4,75 biliões (4,75 mil milhões) de euros, através da venda de obrigações. Mas enfrenta agora resgates totalizando 3,848 mil milhões em Março, de acordo com a agência do crédito público portuguesa. Terá depois 4,342 mil milhões de redenções em Abril, seguido de 4,933 mil milhões, a pagar em Junho.
Tal volume de empréstimos terá preço duro. Os juros a dez anos para Portugal pairavam bem acima dos 7% na Terça-Feira, nível em que o custo do serviço da dívida é considerado insustentável.


Procurarão ajuda disse Jan von Gerich, analista senior do Norea, em Helsínquia, acrescentado que o momento é factor mais incerto que se o País pedirá ou não ajuda.
.
Está preto!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário