domingo, 22 de maio de 2011

PORQUE ESTÁ O ZÉZITO QUILHADO?

.
.
Nas eleições municipais e regionais em Espanha, o Partido Socialista de Zapatero - o Zézito espanhol - levou uma banhada, graças a Deus. O nosso Zézito deve ter ficado com a fralda molhada. Se os artolas que o apoiam resolvem inspirar-se nos espanhóis, está quilhado.
Depois de ler a notícia e escrever o bitaite, fiquei a pensar nesta coisa de quilhar e quilhado. Sabia o leitor que quilhar é verbo e substantivo? O verbo refere-se a pôr quilha numa embarcação. O substantivo, cujo plural é quilhares, refere-se a cavilha usada para pregar cavernas das embarcações. O particípio passado do verbo significa “que tem quilha”. Então, porque está o Zézito quilhado? Boa pergunta; matéria para profunda investigação linguística! Que tal escrever à Dr.ª Edite Estrela a perguntar porque está o Zézito quilhado? É provocação a mais!
Ouvi em tempos que era prática corrente na marinha aplicar um castigo aos marinheiros que consistia em fazê-los passar por baixo da quilha do navio com a ajuda de um cabo. Eram assim “quilhados”. Não sei explicar porquê, mas cheira-me isto a confabulação delirante. Mais simples e verosímil é que o verbo tem outra acepção, qual é copular. Então, está bem de ver que quilhado seria uma forma menos tosca de dizer que se está...
Fico por aqui. Até amanhã.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário