terça-feira, 6 de setembro de 2011

ROUBAR TAMPAS DE ESGOTOS!!

.
Dizem as notícias que é frequente o roubo das tampas de esgoto e das grelhas das sarjetas. Só no concelho de Vila Franca de Xira, desde o princípio do ano, já desapareceram 218, propriedade dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento. Algumas das estruturas chegam a pesar 70 quilos, mas marcham também.
Segundo a imprensa, os roubos são feitos para vender o material, seja para uso noutros locais, seja para fundir. E acrescenta que o valor pode atingir muitas dezenas de euros.
Chegados aqui, ficamos perplexos. É que roubar tal material, com a dimensão referida, implica alguma organização e meios para se realizar. Não é um pilha galinhas qualquer que rouba 200 tampas de esgoto e estruturas com 70 quilos de peso em oito meses.
Como o mal é endémico, pois o mesmo se verifica noutros concelhos, estranha-se que as autoridades policiais não consigam descobrir os autores, muito provavelmente inseridos numa rede de gatunos regionais e cuja actividade não é muito fácil de encobrir, pois exige estrutura logística. Não se trata de carteiristas freelancers que pifam nos bolsos alheios e desaparecem.
Mas o que mais espanta é a ideia de montar uma organização complicada e arriscada para roubar coisas tão pouco valiosas. Não há dúvida que vivemos numa terra de vistas curtas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário