sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CIÊNCIA QUASE OCULTA

.
Já falámos que, de acordo com o Modelo Padrão ou Standard, o Universo é constituído por 16 partículas, sendo 6 quarks, 6 leptões e 4 partículas de força: Forte, Fraca, Electromagnética e provavelmente Gravitacional (a força existe, mas o gravitão ainda não foi detectado). Tudo isso pode ser feito de filamentos vibrantes, como diz a Teoria das Cordas, mas tal coisa não interessa agora. Ainda de acordo com o mesmo modelo, a cada uma destas partículas corresponde outra simétrica, com carga eléctrica também simétrica. Por exemplo, o electrão – negativo - tem um anti-electrão – positivo - chamado positrão; o protão tem o anti-protão e por aí fora. Tais
partículas formam a anti-matéria. Um átomo de hidrogénio é formado por um núcleo com um protão de carga eléctrica positiva (não há neutrões no núcleo do hidrogénio) e por um electrão de carga negativa que gravita em roda do protão nuclear. Um átomo de hidrogénio de anti-matéria tem um anti-protão no núcleo, de carga negativa, e um positrão (anti-electrão) positivo a circular em volta.
No início do Universo, depois do Big Bang, havia tanta matéria como anti-matéria. Agora, incompreensivelmente, tudo que observamos é constituído por matéria. Onde foi a anti-matéria? Não se sabe!
Mas existe. Os anti-protões foram demonstrados em 1995 e os positrões produzidos em laboratório em 2008; e, no LHC do CERN, em Genebra, e noutros laboratórios como o Fermilab, nos Estados Unidos, já se conseguiu produzir átomos de anti-hidrogénio. Todas as partículas de anti-matéria e todos os átomos de anti-hidrogénio são extremamente fugazes. Em contacto com matéria desaparecem ambos transformando-se em energia; por exemplo raios cósmicos.
Há algumas dúvidas sobre a anti-matéria. Primeiro, admite-se que possa existir nas chamadas matéria e energia negras, que formam 96% do Universo, mas tal é apenas suspeita. Depois ignora-se se há partes do Universo, por exemplo galáxias, formadas exclusivamente por anti-matéria, à semelhança do que acontece neste canto onde moramos, todo ele feito de matéria. Haverá galáxias de anti-matéria? Muita gente gostava de saber, mas não sabe. Por enquanto...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário