domingo, 29 de janeiro de 2012

CIÊNCIA QUASE OCULTA

.
Porque ocorrem as trovoadas? A água das nuvens em movimento e em atrito com o ar acumula enormes cargas eléctricas. Em geral, a parte superior da nuvem tem carga positiva e a inferior carga negativa.
Quando a carga negativa desta parte se torna muito grande, há movimento de carga positiva no solo directamente para baixo da nuvem. Então, temos carga negativa em cima e positiva no solo. O ar entre as duas é bom isolador. Contudo, as cargas referidas deslocam electrões dos átomos do ar e criam iões. O ar ionizado é bom condutor e permite a passagem de uma corrente fortíssima de electrões (corrente eléctrica) de cima para baixo, quase como se fosse um condutor metálico: é o relâmpago.
O aquecimento do ar por tal corrente promove a sua súbita e rápida expansão, criando ondas sonoras, produzindo o trovão que nos chega depois do relâmpago - a velocidade da luz é muito maior que a do som.
Não é verdade que um relâmpago nunca atinge duas vezes o mesmo local. Pelo contrário, há locais onde caem relâmpagos repetidamente. O interior dos automóveis é um bom local para protecção contra as trovoadas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário