sexta-feira, 23 de março de 2012

ALMIRANTE CASTO MÉNDEZ NUÑEZ

.
Jorge Sampaio disse ontem que há mais vida para além do défice. Peço perdão, mas estou a fazer confusão. O que Sampaio disse ontem foi: “Eu acho que os períodos difíceis, que é o caso, requerem que se faça o exame do passado e que se arrumem as coisas que correram bem, e que se faça finca-pé disso. Constato que se diz ‘seis anos horrorosos’, isso a meu ver é completamente errado”.
Com atenção e sem esforço, vamos ficando a saber o que se pensa no PS, ou pelo menos pensam alguns, sobre Sócrates e a sua actuação na chefia do Partido: “seis anos horrorosos”. Com correligionários assim, o Zézito não precisa de inimigos!
O problema maior não é o Zézito, nem o PS, nem, menos ainda, Sampaio. O problema foi a irresponsabilidade dum quase analfabeto levado ao colo até à chefia do governo de Portugal pelo PS. Quantos, e quantas vezes, portugueses sensatos, com capacidade intelectual média e acima disso, não se interrogaram como pôde uma nulidade daquelas chegar a primeiro-ministro. E como gente normal, a anos luz da nulidade, se sujeitou a participar num governo chefiado por um homem sem estatura mental, de cultura bastante abaixo da média portuguesa que já não é famosa, sobre quem caem justificadas suspeitas de coisas conhecidas que me abstenho de classificar. É um mistério e um estigma para o PS, com que o Partido terá que viver por muitos anos, mas que o País não deve perdoar-lhe, porque o fez para manter o poder a qualquer preço.
Não devia o PS manter-se agarrado à governação, mesmo que esta tivesse que ser feita por Sócrates. Recordo o almirante espanhol Casto Méndez Núñez que, em circunstâncias de perder todos os navios para um inimigo que considerava indigno de os usar, os meteu a pique dizendo: Más vale honor sin buques que buques sin honor.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário