quarta-feira, 28 de março de 2012

OS GRANDES VELEIROS

.
.
"Pamir"
.
O “Pamir” era uma barca de quatro mastros e casco de aço, construída pelos estaleiros Blohm & Voss, de Hamburgo, e lançada à água em 1905. Fez serviço de cargueiro e também de treino de cadetes da marinha mercante. Passou por duas guerras mundiais e por seis mãos: três alemãs, uma italiana, outra finlandesa e outra da Nova Zelândia. Em 1957, apanhou uma tempestade no Atlântico e afundou-se a 600 milhas a Sudeste dos Açores. Tinha 114,5 m de comprimento, 14 m de boca, 7, 25 m de calado e 3.800 m2 de velas – um senhor veleiro.

 .
.

2 comentários:

  1.  
    Exmo.(a) Sr.(a),
     
    No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, a Câmara Municipal de Ílhavo proporciona mais uma grande aventura a bordo dos maiores veleiros do mundo, desta vez através do "Ílhavo Sea Festival 2012", que decorrerá de 3 a 6 de agosto, e do qual fazem parte experiências de mar entre Cadiz - Ílhavo e Ílhavo - A Coruña.
     
    Poderão participar nesta viagem pessoas com mais de 18 anos, que assim terão uma oportunidade de vivenciar uma inesquecível experiência de mar a bordo de um grande veleiro. Para isso apenas terão de concorrer às viagens, através do preenchimento e envio de um postal RSF, disponível através da agenda "Viver em" do mês de abril (a publicar por esta Câmara Municipal) ou ainda disponíveis nos postos de turismo, nas instalações da Câmara, do Museu Marítimo de Ílhavo e na sede das entidades integrantes do Fórum Náutico do Município de Ílhavo.
     
    Para mais informações poderá contactar-nos através do telefone 234 329 686 ou do e-mail geral@cm-ilhavo.pt.
     
    Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os meus melhores cumprimentos,
     
    Paulo Teixeira Costa
    Vereador do Pelouro do Turismo
    Câmara Municipal de Ílhavo

    Dr Cirne, vamos embarcar?

    Um abraço

    PM

    ResponderEliminar
  2. Já estou velho de mais para ser marinheiro num veleiro, caro Pedro. Agora só em navios de cruzeiro e, mesmo assim, bem escolhidos, perante a ameaça do "get aground"! Mas acho que o Pedro tem perfil perfeito para subir à mezena. Vá, que vai bem.
    Um abraço

    ResponderEliminar