sexta-feira, 27 de julho de 2012

A LONDRES DE OUTRAS ERAS

.
Começam hoje os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Segundo o "New York Times", o custo dos preparativos para a XXX Olimpíada ronda os 15 mil milhões de dólares — é muita massa!
Vale a pena? Deve valer porque várias cidades no mundo se batem para receber os Jogos. É oportunidade para estar no centro das atenções mundiais durante mais de duas semanas, através dos jornais, televisões e cinema, mas também estímulo para realizar grandes obras de modernização. E Londres já atravessou vários surtos desse tipo ao longo da História.
A título de exemplos curiosos, mostramos em baixo algumas imagens da Londres de outros tempos.
.

Imagem da "Cheapside Street" no fim do Século XVIII. O nome não tem nada a ver com barato (cheap), é antes sinónimo de mercado — local de vendedores ambulantes. Charles Dickens Jr.,  filho do propriamente dito, escreveu que "Cheapside" era o maior lugar público do mundo há cinco séculos e, não obstante outros grandes desses lugares terem desaparecido, este mantinha-se sem rival, apopléctico com os negócios. Agora acalmou, como se vê em baixo.

. .
...
.
 ..

A imagem é da "London Bridge", cerca de 1880. O trânsito era pior que no IC19.  Em 1896, perto de 8.000 pessoas — mais cavalos e carros e mercadoria — atravessavam-na em cada hora do dia! Hoje, na nova ponte de 1973, é diferente  fotografia de baixo.

.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário