terça-feira, 23 de outubro de 2012

O EQUILÍBRIO DOS SISTEMAS

.

Não há lei da Física mais citada que a Segunda Lei da Termodinâmica de Newton. Fala-se dela na Filosofia, na Sociologia, na política, na ciência militar e em muitas outras matérias, incluindo até a Teologia—é verdade! Para quem não está lembrado, recordo que se ocupa da conservação da energia em sistemas fechados, ou seja, diz que num sistema desse tipo a quantidade de energia é sempre a mesma, embora possa mudar de localização ou forma. Por exemplo, se dois corpos a temperaturas diferentes estiverem próximos, o mais quente cede calor ao mais frio até que a temperatura dos dois seja igual, mantendo-se o somatório de energia constante—se não houver perdas e não pode haver num sistema fechado.
Além do conceito de conservação da energia, a lei encerra outro, o da homogeneização ou equilíbrio.
A Terra é um sistema fechado para a humanidade—não no aspecto físico mas como seu habitat—e a Segunda Lei da Termodinâmica aplica-se-lhe em aspectos demográficos, sociológicos, políticos, ambientais e por aí fora. As primitivas espécies de hominínios precursoras do Homo sapiens seguiram caminhos diversos e constituíam diversidade biológica grande. Todas se extinguiram com excepção da nossa, primeiro passo na homogeneização do género Homo. Progressiva e lentamente, o contacto entre civilizações foi miscigenando homens e culturas e esbatendo diferenças, mas conservando o todo da espécie e as partes das culturas que podiam e deviam sobreviver. É disso que se faz a História.
Com os novos e modernos meios de comunicação, a imprensa primeiro e depois a rádio, a televisão, e por fim a Internet, assistiu-se a enorme sobressalto do processo de homogeneização, aquilo a que se chama hoje globalização. Esta não é nova na substância, sendo-o apenas na dimensão. A Internet é hoje o grande meio de difusão da "energia" que são as culturas neste sistema fechado chamado Terra.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário