sábado, 24 de novembro de 2012

OS ANTECEDENTES DO HUBBLE

.
.
Diz-se que Galileu inventou o telescópio para observar o espaço celeste e estudar o Sistema Solar. Na realidade, as duas coisas não foram assim. Quem inventou o telescópio foi um holandês chamado Hans Lippershey, fabricante de óculos, que o apresentou ao mundo em 1608. Quando Galileu, com conhecimentos avançados de óptica, ouviu falar do aparelho rudimentar de Lippershey, cujo poder de amplificação era de 10 X, pôs-se ao trabalho e conseguiu criar um aparelho com amplificação de 60 X, instrumento notável para a época.
Mas a utilização do telescópio de Galileu foi inicialmente usado para a guerra pois dava aos venezianos a capacidade de avistar a aproximação do inimigo a grande distância e preparar oportunamente a defesa. E tinha também uso comercial por permitir ver a chegada iminente de navios com carregamentos de mercadorias e forçar a saída de existências antes da queda dos preços.
Só mais tarde Galileu teve oportunidade de constatar a vantagem do uso do telescópio para observar astros. Começou pela Lua, onde viu relevos e vales, ao contrário do que dizia a teoria de Ptolomeu, segundo a qual todos os astros eram regularmente esféricos. Identificou também as manchas solares (sunspots) e, sobretudo, descobriu quatro satélites de Júpiter, coisa inesperada pois, ao contrário do que constava, nem tudo andava à volta da Terra. Começou aí a glória e o calvário de Galileu, como é sabido, que viria a levar a "milagres" como o Telescópio Espacial Hubble.

A imagem da direita é a reprodução duma folha com o registo das posições dos satélites de Júpiter, em dias e horas diferentes, feito por Galileu.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário