segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

VALEU A PENA

.Leio no Jornal "i" que Jorge Sampaio se deslocou a Bragança a fim de fazer uma oração de sapiência sobre educação e ensino superior nas comemorações dos 30 anos do Instituto Politécnico local. E que sapiência levou Sampaio a Bragança? Muita!...
Por exemplo, que "o País não estará em condições de algum dia enveredar pelo caminho da prosperidade, do crescimento económico sustentável, se não continuar a investir na educação, no ensino superior, na investigação tecnológica e científica". Quem esperava esta?
E mais! "Neste momento de grande crise que o nosso país atravessa, em que uma espécie de chapa de chumbo parece ter-se abatido no nosso quotidiano, feita de cortes, de interrogações e perplexidades que se adensam todos os dias, temos de fazer um esforço colectivo para erguer a cabeça, para nos mantermos firmes e lutarmos por uma ambição clara e ambiciosa para a sociedade que queremos que vingue no nosso querido Portugal”, disse Sampaio. Uma pérola! A chapa de chumbo feita de cortes, de interrogações e perplexidades que se abateu sobre nós é de brilho plúmbeo a pedir antologia; e o erguer da cabeça, a lembrar entrevista de jogador de futebol na flash interview da Sport TV, é quase épica; e a ambição clara e ambiciosa para a sociedade que queremos que vingue no nosso querido Portugal, é enternecedora, se descontarmos o pleonasmo.
Diz-me o Google que a distância de Lisboa a Bragança é de 367 km. É muito, mas valeu a pena. O custo da deslocação terá sido por conta do erário público, mas não interessa isso. Pensemos no que perderiam os jovens do Instituto Politécnico, se Sampaio tivesse ficado  em Lisboa de pantufas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário