domingo, 24 de fevereiro de 2013

PROCESSAMENTO DOS SUBLIMADOS

.
Na Física, a passagem do estado líquido ao gasoso chama-se vaporização ou evaporação. Um sólido, habitualmente passa ao estado líquido por fusão, quando é aquecido ou em condições de pressão muito baixa, podendo eventualmente depois passar ao estado gasoso por evaporação. Em situações muito raras, pode observar-se a passagem directa do estado sólido ao gasoso—chama-se a isso sublimação. É praticamente impossível tal ocorrer com alguns sólidos nas condições normais de pressão e temperatura.
Falo nisto porque Passos Coelho—que também dá pelo nome de Pedrito de Portugal pelas faenas magistrais que faz aos compatriotas na Monumental de S. Bento—mais o seu apoderado Vitinho são candidatos ao Prémio Nobel da Física 2013. E porquê? perguntar-se-á. Porque descobriram a forma de promover a sublimação à temperatura e pressão atmosférica normais: a partir de 2013, os portugueses deixam de ter ordenado líquido porque passa directamente ao estado gasoso.
Os termos vencimento, ordenado, salário, remuneração, etc., cairão em desuso. Dir-se-á por exemplo: este mês já recebi o sublimado, diminuíram-me o sublimado, roubaram-me o sublimado e sempre assim. Uma coisa nunca dirão os indígenas, qual é aumentaram-me o sublimado. Isso jamé!
.
(Segundo uma ideia recebida de J. Castro Brito)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário