segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PARADOXO SORITES

.
Coloco um grão da areia no meio da praça. Acabo de construir um duna na praça? Claramente, não! E se ponho lá 2 grãos de areia? Também não! E 3, ou 4, ou 5, ou 10, ou 100? Não chega—é apenas um pequenino monte de areia, não uma duna. E se forem 10^200 grãos? Talvez tenha conseguido construir uma duna artificial!
Portanto, o problema é de quantidade. Chegados aqui, pergunta-se quando começou o monte de grãos de areia a ser duna? Quando o número de grãos era de 10^147? ou 10^176? É estúpida a pergunta dirá o leitor, antes de passar adiante com falta de pachorra para esta conversa. Mas sempre lhe digo que quem a começou foi um ilustre filósofo grego chamado Eubulides de Mileto, discípulo de Euclides, e ficou na História, conhecida como paradoxo sorites, do grego soros que significa monte, pilha, ou montão. E tem dado que fazer a filósofos e matemáticos, incluindo Bertrand Russell.
Para mim, e provavelmente para o leitor, a questão é simples: só há duna quando o tamanho é grande. Está perfeito, embora muito tosco. Dá para atamancar, mas aplicado a conceitos filosóficos não serve—uma coisa ou é ou não é. Em Filosofia não há pessoas um bocadinho chatas, como o Tozé Seguro, meio malucas como Portas, ou supinamente irritantes como o Zezito. Lofti Zadeh dizia: à medida que a complexidade aumenta, as afirmações precisas perdem significado e as afirmações com significado perdem precisão. Tal e qual. Dizer que a duna tem de ter 10^197 grão de areia pode ser muito preciso, mas não tem significado porque se forem só 10^197 grãos menos 1 também é uma duna e ninguém conta os grãos de areia da duna; e dizer que duna é um grande monte de areia tem significado, mas nenhuma precisão.
O nosso dia-a-dia vive de conceitos como o da duna, ou seja é tudo meia bola e força. Ou queriam que o Governo de Passos Lapin acertasse uma em cada 10^37 decisões que toma, ou que S. Exa, Presidente da República amada que é a nossa, só dissesse uma calinada em cada dez frases que perora? É o paradoxo sorites de Eubulides de Mileto, caro leitor! Pode crer!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário