quarta-feira, 25 de setembro de 2013

JERICADAS

.

A revista Reader's Digest publicou um "estudo" em que conclui estar Lisboa entre as cidades menos honestas do mundo. A pessegada referida não tem ponta por onde se pegue. Em 16 cidades, repórteres da revista deixaram 12 carteiras abandonadas em parques de estacionamento e centros comerciais, carteiras que tinham cerca de 35 euros, um telemóvel, um cartão de crédito e uma fotografia, alegadamente da família do proprietário. Depois contaram o número de carteiras que tinham sido devolvidas aos "donos". Em Lisboa foi devolvida uma, em Helsínquia 11, em Madrid 2, no Rio de Janeiro 4, em Zurique 4, blá, blá, blá (pode ver a lista aqui). A partir deste aborto, perdão, "estudo", tiram conclusões sobre a honestidade de milhões de terráqueos! Estatística e sociologicamente o método configura um caso de polícia.
Numa população de 7 mil milhões de habitantes, tantos quantos tem a Terra, com 12 carteiras espalhadas sem critério em 16 cidades, tiram conclusões estatísticas que fazem manchete nos jornais planetários. Oh égua!!... Que cavalada!!...
Pitigrilli dizia que a estatística é a ciência para a qual, se eu comer um frango e tu não comeres nenhum, cada um de nós comeu meio frango. Mas Pitigrilli era humorista. Os nabos da Readear's Digest são só burros.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário