sexta-feira, 18 de outubro de 2013

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM

.
A meia-noite é uma hora complexa: é simultaneamente a hora 24 e a hora 00. Nos países com o esquema de notação de 12 horas, sendo 12 ante meridiem (AM) e 12 post meridiem (PM), a meia-noite é a hora 12 PM e também a hora 00 AM.
Estranho? Não. A confusão fomos nós que a estabelecemos convencionalmente—afinal, todo o momento é o fim de uma era e o início de outra e todo o evento marca o termo de qualquer coisa e o início de outra coisa; logo o tempo é infinito. Afirmação arriscada esta última porque o infinito, provavelmente, é apenas uma abstracção  matemática.
Significa isto que o tempo, um belo dia, acaba? É possível. E porquê? Porque teve um início e tudo que tem início não é infinito por definição; portanto, tem fim.
O tempo terá "nascido" com o Big Bang. Não faz sentido dizer que antes deste não havia tempo porque não existia sequer o"antes". Tudo é "depois" do Big Bang; nada é "antes" dele.
Confuso e difícil de digerir isto. Muito difícil e complicado. Ideal para filósofos e para quem tem pouco que fazer. Especialmente indicado para esquecer o Orçamento do Estado para 2014. Boa maneira de o reduzir à sua real dimensão e à qualidade inerente: uma trampa pós Big Bang!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário