quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A GRAVIDADE DA GRAVIDADE

.
Gravidade é não só a característica da situação financeira e económica de Portugal, mas também uma força que atrai os corpos reciprocamente (não confundir com amor à primeira vista). Foi estudada por Newton que chegou à conclusão ser tanto maior quanto maior é a massa dos corpos, e menor quanto mais distantes estão.
Na Terra, é a força que mantém colados ao solo a mesa onde papamos, o armário da roupa que usamos, o automóvel em que circulamos, Passos Coelho com quem nos governamos e por aí fora—não esquecendo o Senhor Presidente Cavaco, claro está. Se não houvesse gravidade, o problema seria enorme, não porque o Primeiro-Ministro, ou o Senhor Presidente, pudessem sair para o espaço, embora isso fosse uma calamidade, mas por outras razões que passo a recordar.
Por exemplo, a sopa saía do prato, os papeis não paravam em cima da secretária, o automóvel circulava pelo ar e rebabá. Pior ainda—os oceanos deixavam os leitos intercontinentais e a atmosfera sumia-se no espaço, como acontece na Lua. Na ausência de atmosfera, a água fervia e a vida morria—pior que o memorando da troika!
Se a gravidade duplicasse, pesávamos o dobro e muitas estruturas construídas pelo homem, como pontes, arranha-céus e redes de distribuição eléctrica, colapsavam. Até aquela mesa que tem em casa cheia de livros ficava com as pernas partidas!
Portanto, gravidade é coisa séria, como o próprio nome indica. Mais do que com o programa cautelar pós-troika, estou hoje preocupado com a gravidade da gravidade. Felizmente, não há indícios de que vá aumentar ou diminuir (a força, não a da situação da Pátria, bem entendido!).
.

Sem comentários:

Enviar um comentário