sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA

.

A sanha fiscal do Governo é um monumento à falta de pudor, de senso e de vergonha. Digo isto porque, na factura da electricidade que consumimos, pagamos de forma compulsiva a chamada taxa audiovisual para sustentar serviços que, além de podermos inclusivamente não utilizar, são uma trampa de baixa qualidade e mau gosto. E quem tem mais do que um local de consumo, por cada local paga uma taxa, embora não tenha direito a diferentes trampas de baixa qualidade e mau gosto. É verdade—paga a dobrar, a triplicar, a quadruplicar e por aí fora; mas a trampa é sempre a mesma.
O espantoso é que, sobre os 2,25 euros da referida taxa, incide outro imposto! Pagamos mais 6% de IVA. Isto é, o cidadão é taxado compulsivamente por um serviço medíocre mesmo que não o utilize—o que sem ser jurista me parece configurar um imposto mal amanhado—e depois, ficando insatisfeito o apetite voraz do fisco, paga outro, neste caso o IVA, sobre o valor do primeiro.
Já agora, sugiro ao Ministério das Finanças a introdução de mais um: por exemplo do selo. E porque não sobre manifestação exterior de riqueza?
Que mais irá nos acontecer?
.

Sem comentários:

Enviar um comentário