sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ENSAIO SOBRE O NARIZ

.
Um estudo publicado em Outubro, no "American Journal of Physical Anthropology", mostra que os homens têm o nariz 10% maior que as mulheres. Segundo os autores, isso acontece porque a maior massa muscular no sexo masculino exige melhor oxigenação do sangue. É o volume dos músculos, e não de outros órgãos, que determina a diferença.
Essa será também a razão porque o homem de Neanderthal tinha enorme nariz pois a sua musculatura era muito superior à nossa.
A diferença entre homem e mulher começa a notar-se pela idade de 11 anos, quando os rapazes iniciam o desenvolvimento dos músculos e as raparigas do tecido adiposo. No entanto, o maior nariz masculino não significa melhor olfato—pelo contrário, a mulher tem melhor sentido do cheiro, o que é atribuído à hormona feminina estrogénio.
As observações foram feitas numa população de origem europeia, mas os autores acreditam que as conclusões são extensivas a todo o mundo. Ficamos sem saber se se aplicam também a alienígenas.
Em resumo, o homem respira mais, a mulher cheira melhor. Quem mete mais o nariz onde não é chamado não ficou esclarecido.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário