quarta-feira, 30 de abril de 2014

A LUZ NO FUNDO DO TÚNEL !

.

Para ser taxista em Londres, são necessários dois anos de aprendizagem  de navegação nas ruas da cidade. Estudo recente, feito com exames de ressonância magnética, mostra que 16 desses instruendos, no fim da preparação, tinham aumento significativo do hipocampo, quando comparados com 50 homens saudáveis, não taxistas. E quanto maior era o período de trabalho nos táxis, maior era o volume do hipocampo.
O hipocampo é uma área do cérebro envolvida na memória e na navegação. Neste caso, parece que com maior exigência funcional, aumenta o volume do órgão. Em Medicina, diz-se que a função faz o órgão; mas no Sistema Nervoso Central nunca isso tinha sido verificado com tanta acuidade. 
O passo seguinte será, provavelmente, ensaiar a indução da hipertrofia do hipocampo de forma experimental e ver se tal se acompanha de melhoria da função. Depois, em caso afirmativo, aplicar a terapêutica a todo o encéfalo dos membros do XVIII Governo Constitucional. Começa a surgir uma luzinha no fundo do túnel!!!
. 

Sem comentários:

Enviar um comentário