domingo, 25 de maio de 2014

SABER É MEIO CAMINHO ANDADO ?

.
Saber é meio caminho andado. Já ouviu isto, ou parecido, provavelmente muitas vezes. E está de acordo como quase toda a gente, se não toda. Na realidade, parece certo. Saber que o chão molhado é escorregadio, por exemplo, constitui informação que reduz a probabilidade de cair quando caminho em chão molhado. Não elimina totalmente—claro!—mas bastante: metade em números redondos, para simplificar.
Está a pensar que a conversa  é de choné? Para ser franco, estou a ficar choné, mas a conversa não tem a ver com isso. Diga-me uma coisa: acha que um prato vendido a 19,99 € é mais barato que se fosse a 20,00 €? Não acha?! Mentira! Todos os dias é enganado com coisas assim. Sabe que, em termos práticos, o preço é o mesmo, mas cai como um pato. Ninguém resiste a esta mesmo sabendo que está a ser embrulhado.
Saber não é meio caminho andado. Quer ver? O Benfica vai jogar a Supertaça com o Rio Ave e você é do Benfica—se não é, pode ir andando para outro blog. Acha que o Benfica vai ganhar? Acha e muito bem. Mas se são três horas da tarde, ainda não almoçou e está cheio de fome, a vitória pode ser duvidosa. Se já almoçou bem, está na cara que são favas contadas. Afinal, o resultado do seu saber tem dias ou fases. Há dias ou fases em que é meio caminho andado e dias e fases que não dá para andar coisa nenhuma.
E que me diz a um bolo de chocolate delicioso feito por um pasteleiro malandro em forma de cagalhotos de cão, ou figos de burro? Até lá pôs um revestimento para lhe dar a cor exacta. Não há problema? Você sabe que é chocolate e come como tal. Não come nada! Sabe que é chocolate, é doce, mas não consegue desligar-se da ideia da trampa.
Essa de saber ser meio caminho andado é relativa. Às vezes é, outras não é. E sabe porque falo nisto? Porque é um problema complicado o saber não ser meio caminho andado, quando devia ser todo o caminho andado. Pense no juiz que condena, no professor que avalia, no polícia que multa, no árbitro que fiscaliza um jogo onde estão milhões em causa, no piloto do avião que tem de decidir de repente numa emergência e por aí fora.
Faça como quiser, mas acho que devia acabar com essa ideia. Saber não é sempre meio caminho andado—é só às vezes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário