segunda-feira, 28 de julho de 2014

VIÉS POLÍTICO

.

Diariamente somos confrontados com imagens de civis palestinianos feridos e mortos na guerra que se trava entre Israel e o Hamas. Coisa deplorável, especialmente com civis, muitos crianças.
Fazendo uma pesquisa superficial na Net, coisa fácil com motores de busca, em poucos minutos encontrei referência a vários atentados terroristas de palestinianos contra população civil israelita. Em Junho de 2002, um bombista suicida fez explodir um engenho num autocarro de Jerusalém matando 19 pessoas, incluindo algumas crianças. Ainda em 2002, Abdel-Basset Odeh detonou uma bomba num hotel de Natanya, matou 30 pessoas e feriu mais 140, alguns gravemente, todos civis. Em Agosto de 2004, dois bombistas fizeram explodir bombas em dois autocarros de Eersheba, matando 16 civis, incluindo uma criança de 4 anos e ferindo mais 100, dos quais 16 eram alunos de uma escola. Coisa deplorável, especialmente com civis, muitos crianças.
Chegados aqui, a pergunta é: porque não vêem as pessoas o cinismo das queixas palestinianas? Falta de informação não é. Que é então?
Julgo alimentar-se a ideia de que os actos dos palestinianos não são tão graves como os dos israelitas porque eles são mais pobres, menos desenvolvidos, eventualmente injustiçados, terão alguma razão nas queixas contra Israel e por aí fora. Tal ideia é inaceitável. Nesta matéria, mais que em qualquer outra, os fins não justificam tais meios.
O que existe é um viés político pró-esquerda e anti-americano que desfoca o raciocínio. Recorde-se que o Parlamento Norueguês atribuiu o Prémio Nobel da Paz a Yasser Arafat, responsável pela chacina dos atletas judeus nas Olimpíadas de Munique. Querem melhor?
A direita tem os seus problemas, indiscutíveis, é verdade. Mas também não há a mais pequena pachorra  para a esquerda enviesada.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário