terça-feira, 18 de novembro de 2014

A CHOLDRA

.

Rui Ramos, a respeito do escândalo da Operação Labirinto (ainda serão tais coisas escândalos?), escrevia há dois dias que algumas boas almas acham o ocorrido prova de que a Justiça funciona. Triste consolação esta! Como diz Ramos, depois do Face Oculta e episódios similares, o grave é o facto do funcionamento da Justiça não constituir factor dissuasor de trafulhices ao mais alto nível no Estado. E cito: «As escutas, as prisões, o aviltamento mediático, as sentenças—nada disso os terá feito pensar, hesitar, desistir». E acrescenta: «Podemos fazer todo o escarcéu sobre a corrupção. Podemos ameaçar com as mais severas punições para os culpados. O que não podemos, de facto, é esperar que alguma máquina de vigilância e exautoração substitua o sentido individual do dever e da honra. Onde este não existe, não há concurso, escrutínio, vigilância ou dissuasão que 'funcionem'.»
Aqui reside o problema básico. A política e a administração pública foram infiltradas por gente sem escrúpulos, aventureiros sem mérito, sem ética e sem vergonha, capazes de arriscar o pior. Não temem pôr em causa o bom nome porque nunca o tiveram.
O mais grave é que o fenómeno está a generalizar a ideia de equivalência entre política, ou administração, e trafulhice—diz-me se és político, ou administrador, e dir-te-ei se és trafulha é anexim de consumo corrente. Olhe-se para autarquias, parlamento, governo central e por aí fora e negue-se o juízo. Tal afasta quem tem um pingo de vergonha na cara e não quer arriscar a reputação, passar por lobo com pele de cordeiro, ou fazer parte da choldra, como diria Eça. Assim se vão os melhores, deixando a escória para nos conduzir da melhor forma... para eles!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário