sábado, 25 de abril de 2015

ANESTESIA FINANCEIRA

.


Nos Estados Unidos, entre 1980 e 2010, as compras per capita realizadas utilizando cartões de crédito aumentaram 1.500%. Mas um estudo de 2009 mostra que dois terços dos americanos não sabem como funcionam os cartões que usam. Em certos meios sociais, pessoas com alguns bens pagam facilmente com o cartão o dobro do que pagariam se pagassem a compra em dinheiro.
O cartão anestesia financeiramente o comprador sem que ele se aperceba disso. Por exemplo, enquanto o preço de um bem pago em cash fica registado na memória do comprador durante algum tempo, o preço do mesmo bem pago com cartão "evapora-se" em horas, mesmo minutos. E o facto de levar sem pagar nada no momento da compra é um factor anestesiante a que nem os especialistas em gestão de cartões resistem.
Quanto maior é o limite do crédito do cartão, maiores são as burrices do consumidor. Um limite alto faz parecer a compra mais barata—não é indiferente que a compra custe mais de metade do limite do crédito, ou custe "apenas" um décimo desse limite, embora o valor seja sempre o mesmo.
O facto de ver numa mercadoria a indicação que pode ser paga com cartão de crédito faz subir as vendas significativamente, muitas vezes a pessoas que nem precisam daquilo. A melhor solução é trazer o cartão embutido num bloco de gelo, dentro duma carteira isotérmica e ter de esperar que descongele para pagar. Vai ver que dá resultado!
.
Nota—Em todo o mundo, os grupos mais sensíveis à anestesia financeira são, de longe, os partidos socialistas.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário