quarta-feira, 27 de maio de 2015

DEVAGAR SE VAI AO LONGE

...

Alex Gourevitch é professor de Ciência Política na Universidade Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, e escreveu  há tempos o seguinte: "O socialismo, como possibilidade, existirá enquanto o capitalismo for uma realidade". Do alto da minha ignorância em matérias destas e não só, não posso estar mais de acordo.
Mas Gourevitch explica mais. O socialismo no estado embrionário, tal como concebido no fim do Século XVIII e princípio do XIX pelo galês Robert Owen e pelo francês Charles Fourier, era a mera associação voluntária de proprietários que colaboravam no trabalho da terra e distribuíam o lucro da produção de forma igualitária. A ideia era eliminar a pobreza e combater a criminalidade, ao racionalizar o esforço laboral. No fundo tal socialismo resumia-se a cooperativismo.
Hoje, tal ponto de vista surpreende, pois todos associamos socialismo a estado e não a comunidades voluntárias, o que configura deturpação de uma boa e generosa ideia. O estado socialista foi uma invenção de gente como Louis Blanc e Karl Marx que partiram da sinistra ideia, não de que a propriedade privada era má em si, mas de que era controlada de forma monopolista por uma classe particular e que a única solução para transformar a sociedade era tomar de assalto o poder e expropriar a classe capitalista, se necessário à cachaporrada.
O generoso pensamento de Robert Owen e Charles Fourier acabou por dar lugar a coisas sinistras como os regimes de Stalin, Mao, Kim iL-Sung, Fidel e mais uns tantos figurões que são a vergonha da humanidade.
O socialismo, como diz Gourevitch, não pode ser uma teoria política "contra qualquer coisa", pecha dos socialistas—e já não estou a falar de "abortos" socialistas como o estalinismo, o maoismo, rebabá. Estou a referir-me à vontade estatizante dos governos que nunca gerem nada capazmente, como está á vista na TAP, no Metro e na Carris e esteve à vista nos Estaleiros de Viana do Castelo.
O capitalismo instalou-se nas sociedades naturalmente, fisiologicamente, quase pacificamente. Tem imensos defeitos que precisam de muita grosa para o desbastar; mas o caminho é esse, com bons modos e aceitação maioritária, não com teorias/conversas de encher chouriços misturadas com ética republicana a cheirar a bafio e outras trampas que tais.

 .

Sem comentários:

Enviar um comentário