quarta-feira, 19 de agosto de 2015

DUPLA LUA-CHEIA !

.
Já falei em tempos sobre isto, mas o fenómeno é tão anormal que merece nova referência: há 12 (doze!) anos que, a partir de Julho, circula em emails e no Facebook uma notícia segundo a qual, em Agosto, Marte estará tão perto da Terra que será observado do tamanho da Lua-Cheia. Por vezes, as mensagens vêm ilustradas com fotografias como a que aqui se reproduz. É clássica também a seguinte conversa: Veja Marte do tamanho da Lua-Cheia—Espectacular!—Acontecimento único numa vida! As pesquisas no Google sobre a notícia batem recordes todos os anos.
Primeiro, Marte nem é visível em Julho de 2015 e só começa a aparecer em 27 de Agosto, mas muito longe da Lua-Cheia. E não está em posição de maior proximidade da Terra, nem de maior brilho. Para se perceber a dimensão da aldrabice, recorde-se que quando Marte surge no céu próximo da Lua, o seu diâmetro equivale a 1/140 desta.
Dir-se-á que a Net está cheia de coisas assim, mas não está. Há de facto muita mentira, invenção, calúnia, asneira e por aí fora, mas habitualmente essas coisas passam como o vento e têm quase sempre uma intenção fácil de detectar. Esta é pura desinformação sem objectivo à vista mas com uma persistência de espantar. Há gente para tudo, até para repetir mentiras mil vezes desmentidas.
.
(Falo nisto outra vez porque recebi há poucos dias o tal email enviado por um amigo)
.

Sem comentários:

Enviar um comentário