sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

ECLÍPTICAS, ECLIPSES E OUTRAS COISAS MAIS

.

 .
A eclíptica é uma linha imaginária traçada na abóbada celeste pelo movimento aparente do Sol em relação à Terra. Na realidade, é a Terra que se move estando o Sol fixo mas do ponto de vista terráqueo parece o contrário. Por exemplo, se conseguíssemos  ver as estrelas (literalmente, quero dizer!) durante o dia, no fim de Março e princípio de Abril, avistaríamos a Constelação Peixes, do outro lado do Sol. Com o andar do tempo, passaríamos a ver outra constelação, a Áries, e por aí fora.
O plano da órbita da Terra, não é paralelo ao plano da órbita da Lua: há uma inclinação de 5 graus; isto é, a Lua está quase sempre "acima", ou "abaixo" da Terra em relação ao Sol. Por isso, só há eclipses da Lua quando esta cruza a eclíptica da Terra na fase de Lua Cheia. E só há eclipses do Sol quando a Lua, na fase de Lua Nova, cruza a mesma linha. Tive oportunidade de assistir a um eclipse destes, no dia 21 de Maio de 2012, a bordo do navio "Costa Fortuna", no Mar Mediterrâneo. É um fenómeno que mete medo pela variação súbita da temperatura ambiente e dos ventos que sopram em consequência disso.
Em 2017, ocorrerão dois eclipses da Lua, nos dias 11 de Fevereiro e 7 de Agosto. Serão apenas de penumbra, porque a Lua não passará no cone de sombra da Terra — apenas na área de penumbra.

.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário