domingo, 15 de janeiro de 2017

SER POLÍTICO É ASSIM

.
.
Há quase 50 anos—no dia 28 de Fevereiro de 1969—John Kerry, actual Secretário de Estado da Administração Obama, então tenente dos marines americanos e comandante duma lancha em patrulha no rio Bay Hap (Vietnam), foi emboscado pelo Viet Cong que procurou empurrá-lo com a lancha para uma área ao alcance de um guerrilheiro equipado com lança-rockets. Kerry decidiu avançar contra a margem e perseguir o guerrilheiro a pé, abatendo-o, salvando-se a si e à tripulação. O feito valeu-lhe a condecoração Silver Star por actos heróicos em batalha.
Em 2004, Kerry candidatou-se à presidência e, durante a campanha, foi acusado de ter abatido um adolescente no episódio referido o que, naturalmente, prejudicou a candidatura.
Há poucos dias, Kerry regressou ao Vietnam e encontrou-se, no mesmo local da margem do rio Bay Hap, com Vo Ban Tam,  veterano do Viet Cong que participou na emboscada de 1969. Bo esclareceu que o guerrilheiro morto era Ba Thanh, de 24 anos, óptimo combatente treinado no uso de lança-rockets.
Serve a história para documentar o que valem as afirmações feitas em campanhas eleitorais (não só) e como os políticos são trampolineiros—todos sem excepção, até prova em contrário.  
.

Sem comentários:

Enviar um comentário