domingo, 22 de janeiro de 2017

VEM AÍ A CRISE

.

Nos anos 30, a grande maioria dos empregos que desapareceram foram eliminados pela substituição do homem pelas máquinas no sector industrial — os robots "apoderaram-se" das fábricas, na parte manual do trabalho.
O avanço actual da inteligência artificial vai desencadear nova revolução no mercado de trabalho mas, desta vez, as máquinas vão tomar conta do sector dos serviços — sobretudo do trabalho intelectual, bem remunerado: o que exige aplicação de algoritmos complexos, identificação de padrões em grande quantidade de dados, avaliação de créditos e prémios de seguros, tradução de relatórios de Inglês para Mandarim, gestão de grandes stocks e por aí fora. As máquinas têm dificuldade em replicar gestos do trabalho de muitos serviços pior remunerados, como o de jardineiro, empregado de limpeza, de bar, da restauração, de apoio a idosos e deficientes e muitos outros.
A crise desta vez vem para os "ricos" do sector dos serviços e poupa a classe média e daí para baixo. Alguma vez tinha de ser!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário