domingo, 26 de fevereiro de 2017

LUA NOVA E ANEL DE FOGO !

.

Hoje, 26 de Fevereiro de 2017, ocorrerá o primeiro eclipse solar do ano. Será visível no Hemisfério Sul, desde a Argentina e Chile, até à parte Sudeste de África (Angola, Zâmbia, República Democrática do Congo). Assistir-se-á ao encobrimento, pela Lua, da parte central do Sol, deixando uma margem periférica à vista. Por isso se chama eclipse anular, ou "anel de fogo".
A fracção do Sol que é encoberta pela Lua depende da distância a que esta se encontra de nós no momento do alinhamento Terra-Lua-Sol — quanto mais próxima de nós está a Lua, maior é a área de Sol encoberta. 
O segundo eclipse solar deste ano ocorrerá em 21 de Agosto e será total, precisamente  porque a Lua está mais próxima da Terra nesse dia.
O tempo a que será visível o eclipse nos vários locais da Terra pode ser conferido na imagem animada que se junta. Começa no Oceano Pacífico ao nascer do Sol* (13H16 — hora de Lisboa) e termina em África, ao pôr do Sol, 3 horas e um quarto depois.
.* Nota para assentar ideias: o Sol não "nasce" — nós é que "nascemos" para ele. Por isso, estão erradas as pessoas ao dizerem que ele, quando "nasce", "nasce" para todos. Aliás, a História e a Sociologia demonstram-no cabalmente.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário