terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

SINESTESIAS

.

O Trumblr é uma plataforma de blogging que permite aos utilizadores publicar gratuitamente mini, ou micro blogs. Está a meio caminho entre plataformas como o Blogger, por um lado, e o Twiter, por outro. Acidentalmente, caí numa dessas publicações intitulada "Real Life" onde li algumas considerações sobre algoritmos (que não aumentaram a minha felicidade) e onde encontrei este pensamento sinistro:

A compensação de uma sentença de morte é o conhecimento da hora exacta em que se vai morrer.

A "pérola" é tirada do romance "Convite para uma Execução" do russo Vladimir Nabokov. A prosa do post no Tumblr é de hoje e de um senhor chamado Adam Clair, possivelmente militante do Bloco de Esquerda na terra dele. Digo isto porque algoritmos, toscamente, são normas, regras, guiões, cartilhas, pareceres, instruções e coisas parecidas por aí fora; e se há coisa que um bom militante da esquerda — sobretudo esquerda radical — não tolera são normas, regras, guiões, cartilhas, pareceres, instruções e coisas parecidas por aí fora.
A esquerda radical abomina objectivos e adora pôr em causa os meios — sejam eles quais forem. Em boa verdade, é — sobretudo — cultora de regras contra as regras, nomeadamente as que têm maior impacto no encéfalo de pessoas com bom senso.
Lembrei-me disto ao ler a frase de mau gosto de Vladimir Nabokov que seria provavelmente "bloquista" se vivesse hoje em Portugal. Infelizmente, faz em Julho 40 anos que morreu — sem conhecer a hora exacta em que ia morrer!
Leio que Nabokov era especialista em sinestesias, ou seja, usava figuras de estilo em que fenómenos sensoriais ocorrem em órgãos errados, como "som doce", ou "paladar aromático". A prosa do autor do post no Tumblr também "cheira a conversa de encher chouriços".
.
A imagem reproduzida em cima ilustra o referido post no Tumblr. Está de acordo com o contexto: "cheira a obscurantismo".
.

Sem comentários:

Enviar um comentário