quinta-feira, 23 de março de 2017

ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVO

.
Pitigrili dizia que a Estatística é uma ciência segundo a qual, se eu comer um frango e tu não comeres nenhum, cada um de nós comeu meio frango. Mas Pitigrili era especialista em crónicas de escárnio e maldizer e temos que lhe dar um desconto porque, em boa verdade, Estatística não é isso. Tome o leitor fôlego antes de eu dizer. 
Estatística é a ciência que utiliza a teoria das probabilidades  para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos de observação como em experiências, para modelar a aleatoriedade e a incerteza, de forma a estimar, ou possibilitar, a previsão de fenómenos futuros, conforme o caso.
Percebeu? Eu também não; mas não interessa...
Seja como for, a ciência estatística chega a resultados surpreendentes, por inesperados. Por exemplo: sabia que 97% da população não acredita nos políticos? Não sabia?!!! É verdade! — os restantes 3% são os políticos.
Aqui está um exemplo em que a Estatística explica a frequência de ocorrência de um evento num estudo de observação e modela a aleatoriedade e a incerteza na previsão de fenómenos futuros. Assim modelados, é provável que a tendência seja para prever, no futuro próximo, a chegada aos 100%. É que os políticos, à cautela, também andam a estudar a ciência com que Pitigrili fazia chacota.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário