terça-feira, 30 de maio de 2017

EVOCAÇÃO DUM SACANA

.


Muitas vezes me tenho referido a Newton a respeito de algumas e eventuais asneiras sobre Física que vou escrevendo — o papel (neste caso, o disco do computador, seu equivalente no Século XXI) aguenta tudo, dizia o Professor Juvenal Esteves, meu Mestre. Pois Newton não foi só um grande homem da Física — foi também um grande sacana: o mais possível. Teve muitas disputas com colegas do mesmo ofício e portou-se muito mal bastantes vezes; mesmo de forma mesquinha, o que significa que o saber não faz a cabeça grande nem decente.
Um dos inimigos de estimação de Newton foi o alemão Gottfried Leibniz que desenvolveu um sistema de cálculo matemático ainda hoje em uso na Física moderna. Newton  também o fez — e até antes — mas só publicou os resultados muito mais tarde. Naturalmente, a disputa foi inevitável, com defensores dum e doutro. Mas o notável é que os artigos pró-Newton eram escritos por ele próprio, usando nomes de amigos.
À medida que a contenda ia crescendo, Leibniz teve a ingenuidade de recorrer para a Royal Society, acusando Newton de plágio. Newton, que  era Presidente da Society, nomeou uma comissão "imparcial" para se pronunciar sobre a matéria; comissão constituída, exclusivamente, por amigos,  redigindo ele próprio as conclusões a que chegaram. Não satisfeito com tanta borrada, escreveu ainda um artigo anónimo de revisão e comentário dessas conclusões na revista da Society
E quando soube da morte de Leibniz, terá declarado em público que estava muito satisfeito com a paragem do coração dele.
E que tal dois estalos na cara, apesar da maçã, da Terra e da força da gravidade? Não eram nada mal dados e não deixava por isso de haver a força da gravidade. 
.

Sem comentários:

Enviar um comentário