domingo, 28 de maio de 2017

PUNTA DELLA DOGANA.

.
....
Era o Anno Domini 1937, ainda eu não tinha nascido, quando um casal judeu de Viena, de apelido Graf, comprou uma pintura do Século XVIII com o Grande Canal de Veneza e a Punta Della Dogana em fundo. O quadro passou a ser o orgulho da sua sala de estar.
Um ano depois, a Alemanha do Adolfo anexou a Áustria e os Graf, com duas filhas gêmeas, deixaram o País, primeiro para França, depois para Espanha e Portugal e, finalmente, para Nova Iorque. Quando "assentaram", todos os seus bens haviam sido arrestados pelos nazis, incluindo o quadro da Punta Della Dogana.
Após 70 anos passados a batalhar para o recuperar, os seus herdeiros conseguiram agora — depois de negociações complicadas — chegar a acordo com os actuais proprietários cuja identidade não é do conhecimento público — não sou eu. Entretanto a Sotheby’s de Londres, que o vai leiloar, atribui-lhe um valor entre 650 mil e 905 mil dólares. Pena ter tido recentemente algumas despesas domésticas que me impedem de o comprar. Não fosse isso, estava garantido no meu living!
...

Sem comentários:

Enviar um comentário