quarta-feira, 14 de junho de 2017

ASTRÓNOMOS DE PIRESCOXE

.Em 21 de Agosto deste ano, ocorrerá um eclipse total do Sol, visível como tal desde o Pacífico até ao Atlântico Sul, atravessando toda a América do Norte (ver figura).
O eclipse será parcial noutras áreas geográficas, na Europa por exemplo, incluindo Portugal. Na imagem, vê-se o "trajecto" do eclipse total, assinalado por duas linhas próximas e paralelas, e os locais onde será parcial, limitado por linhas vermelhas e verdes, que incluem Portugal.
Eclipse total é um fenómeno difícil de descrever. Já tive oportunidade de assistir a um, em 20 de Março de 2006, no Mediterrâneo, perto de Chipre, a bordo do navio de cruzeiros "Costa Fortuna".
Quando se aproxima a hora, a expectativa é grande e os putativos astrónomos/assistentes dividem-se em dois grupos: os "veteranos", com equipamento variado, desde binóculos a volumosos e sofisticados telescópios com câmaras fotográficas e computadores acoplados, blá, blá, blá, cartas celestes, coisas do género mais um par de botas; e os "iniciados" que aguardam ignorantemente e abrem a boca com tanta cangalhada, entusiasmo, "experiência" e conversa científica — eventualmente pseudo-científica.

Quando a hora é chegada, começa a ver-se o Sol a ficar como uma talhada de melancia, mas a sensação é a de "até agora não me aconteceu nada". De repente vem o susto: em segundos, o Sol "apaga-se", a temperatura cai a pique, o vento sopra forte, os papeis e os chapéus andam pelo ar e quem nunca viu não se borra, mas quase. 
O mais divertido vem depois. Durante dias há "astrónomos" e astrónomos a discutir o fenómeno, como se tivesse havido um Benfica-Sporting em que o Benfica limpou o rabo aos lagartos e o árbitro "não marcou 4 penalties claros conta o Glorioso". Ele eram mapas, ele eram computadores, ele eram tabelas, ele eram histórias, um desassossego!
Gostei muito mais de ver toda aquela excitação que o eclipse. Em boa verdade, já o eclipse se havia "eclipsado" há dias e ainda se falava nele com computadores e mapas à mistura. Não há nada mais precioso que um hobby, está mais que visto.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário