sexta-feira, 30 de junho de 2017

LISBOA E O SOPRADOR DE CORNO

.

Ripon é uma pequena cidade de Yorkshire, no Reino Unido. Desde o ano 886, e até 2015, que um tocador de trompa, ou um seu adjunto, às 21h00 exactas, ia aos quatro cantos da Praça do Mercado e fazia soar a trompa, dirigindo-se depois à casa do Mayor onde
tocava mais três vezes. A ideia era permitir aos munícipes acertar os relógios e dizer aos malfeitores que o horn blower estava atento!
A tradição perdeu-se em 2015 mas, Graças a Deus, vai voltar. O município já abriu concurso para recrutar um novo horn blower. A carga horária é de 3 horas por semana e a remuneração de £8,72 por hora, mais £21,12 por cada presença em cerimónias públicas.
A tradição foi iniciada por Alfredo, O Grande, para transmitir aos residentes a mensagem de que era necessário estarem vigilantes e de que a Coroa estava atenta e pensava neles.
Actualmente, em Lisboa, tal mensagem é transmitida pelas intermináveis obras omnipresentes que levam diariamente os munícipes a desejar coisas surrealistas ao Medina — só lhes falta um "soprador de corno" ao pé de casa às 5 da manhã.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário