segunda-feira, 19 de junho de 2017

O REI QUE É MESMO SOL

..
.
O Sol é a estrela que nos dá a vida e, só por isso, é a mais linda estrela do Universo. A nave espacial Solar Dynamics Observatory da NASA observa-o, em permanência e com respeito, e colhe imagens como as que mostra este vídeo.
O processo é de respeito, para não dizer que mete medo. Em cada segundo, 4 mil milhões de quilos de hidrogénio são transformados em hélio. A fusão de cada grupo de quatro átomos de hidrogénio origina dois átomos de hélio mais a energia que vem por aí fora e nos aquece, nos ilumina, faz a síntese de compostos orgânicos a partir de inorgânicos — como a água e o dióxido de carbono —, o que permite a vida no planeta, alegra o povo, anima as almas, inspira os artistas, alimenta os painéis solares, amadurece os frutos, seca o bacalhau e outros manjares, regula os ciclos biológicos circadianos e estimula o sonho que comanda a vida. Que mais se pode exigir-lhe?
Merecia um nadinha mais de gratidão: os povos ditos primitivos expressavam-na em rituais que o homo faber abandonou — mal!...

.
..

Sem comentários:

Enviar um comentário