domingo, 18 de junho de 2017

OS MIASMAS DA COSMOLOGIA

.

Como é do conhecimento geral, o Universo começou num ponto de dimensões zero, blá, blá, blá. Uma vez "começado", expandiu-se, sem a actual forma ainda, como os estilhaços de uma granada que explode se expandem pelo espaço envolvente (para simplificar, vamos ignorar que o espaço também não existia nesse tempo do Big-Bang).
Para quem possui conhecimento empírico e básico das coisas físicas, o normal com os estilhaços da granada é eles partirem com grande velocidade inicial, perdendo depois energia por força do atrito do ar e da atracção para o solo da gravidade, acabando por cair a um nível qualquer que não interessa agora e pode ser a horta da Miquelina, o terraço do Senhor Contente, ou o rabo de um inimigo — não interessa isso. Importante é que a velocidade dos estilhaços é muito grande à partida, vai diminuindo gradualmente depois, e acaba por ser zero metros por hora a relativamente curta distância.

Falo disto porque o Big-Bang foi há quase 14 mil milhões de anos e o Universo não pára de se expandir, ao contrário dos estilhaços da granada.
Mais surpreendentemente, a velocidade da expansão está constantemente a aumentar; isto é, as galáxias que entretanto se formaram e continuam a formar afastam-se constantemente umas das outras e cada vez com mais pressa — caso para exclamar: que foguete o do Universo!!!... Não há força da gravidade que o trave e todos sabemos que a gravidade está lá — é ela que não deixa a Terra escapar ao Sol, a Lua à Terra e por aí fora.
Então?
Então..., é uma boa pergunta a que não sei responder; nem eu, nem ninguém. Sabem o que dizem alguns? Dizem que é a energia escura, ou negra, ou qualquer coisa que em inglês é black energy. Esta, e a chamada matéria escura, formarão a maior parte do universo: cerca de 96%, mas ninguém sabe o que são.
Antes de Pasteur e da Microbiologia, muitas doenças de causa desconhecida eram atribuídas a miasmas ou outras coisas mais ou menos metafísicas. Depois, verificou-se que muitas eram provocadas por bactérias e, depois, vírus rickettsias, parasitas, rebabá. Na Astronomia e Cosmologia, no que respeita à matéria e energia negras, estamos ainda na fase dos miasmas. Um dia, graças ao trabalho do autor do trabalho de onde tirei estas ideias, Georgi Divali, e de muitos outros, como Lisa Randall, Sean Carroll, Vikram Duvvuri, Michael Turner, Mark Trodden e muitos outros, menos conhecidos que Cristiano Ronaldo, mas importantes também, passaremos, ou melhor dizendo, passarão eles e elas da fase dos miasmas à da "microbiologia" na Cosmologia. Vai devagar, mas vai.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário