domingo, 11 de junho de 2017

UM PLANETA QUENTINHO

.
...
Os astrónomos descobriram novo planeta gasoso gigante semelhante a Júpiter, o KELT-9b, que orbita em volta da estrela KELT-9, num plano inesperado: como se um planeta orbitasse o Sol perpendicularmente ao plano do Sistema Solar. 
Tal como acontece com a Terra e a Lua, em que a força da gravidade mantém sempre a mesma face do seu satélite voltada para si, o KELT-9b mostra sempre a mesma face à estrela KELT-9. Por isso, a outra face — "oculta" —, que não recebe radiação directa da estrela, será completamente distinta. Na face iluminada, a quantidade de radiação ultravioleta é tão elevada que não se formam moléculas, como o metano, o dióxido de carbono ou, e muito menos, a água. Na face "oculta" não se sabe o que existe.
Como a quantidade de radiação recebida da estrela é muito grande, parte do material do planeta é vaporizado, o que faz aparecer um rasto semelhante à cauda de um cometa na sua trajectória.
A temperatura na face iluminada do planeta é superior a 4.000 graus centígrados, mais que algumas estrelas e apenas menos 1.000 graus que a do Sol.
Provavelmente, o pobre KELT-9b irá um dia ser "engolido" pela estrela; mas isso ainda vai demorar umas centenas de milhões de anos — já não vamos assistir à desgraça. É menos uma, depois da vitória do Trump!
.
Nota: a figura em cima é uma animação, não gravação de qualquer registo — lá chegaremos um dia.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário