sábado, 15 de julho de 2017

BIP BIP

.

.A cangalhada, ou geringonça, que se vê nesta fotografia aérea é um telescópio de ondas de rádio — suspeito poder dizer-se assim — que recebe as referidas ondas, vindas do espaço, no "prato" em baixo e as concentra na antena que está suspensa por cima. Tudo isto se passa no Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Além de receber ondas electromagnéticas do espaço, também as envia para dizer ao Universo que existimos — já falei nisto e suspeito que não é grande ideia, mas calo-me e baixo as orelhas.
Pois o Observatório de Arecibo vem hoje à baila porque recebeu há pouco tempo — mais precisamente, em Maio — sinais não identificados de rádio vindos do espaço, o que foi ontem anunciado ao planeta Terra pelo astrobiologista Abel Méndez. O Observatório está focado num cluster de estrelas próximo e o sinal poderá ter vindo da estrela "Ross 128", uma das mais próximas da Terra, "apenas" a 10,89 anos-luz.
Contudo, não está excluída a hipótese da radiação ser oriunda de uma "engenhoca" humana qualquer, velha, acabada e não identificada, das muitas que vão aumentando constantemente o lixo antropogénico celeste e vai crescendo constantemente como a dívida do Estado Português. Não tenho fé nenhuma de que haja outra vida fora da Terra além da nossa. Mas
, às vezes, as fés enganam.
....

Sem comentários:

Enviar um comentário