sexta-feira, 11 de agosto de 2017

TAU CETI

.
AU é Unida Astronómica, igual à distância da Terra ao Sol.
.
A estrela Tau Ceti, a 12 anos-luz de nós, é a mais próxima das estrelas semelhantes ao Sol. Até há pouco, não se sabia se tinha planetas satélites semelhantes aos do Sistema Solar. Recentemente, uma equipa internacional de astrónomos conseguiu identificar quatro: "e", "f", "g" e "h" — ver a figura que os compara com Mercúrio Vénus, Terra e Marte.
O curioso disto é que os planetas não são visíveis directamente pois a luz que reflectem é "mínima"; e passo a explicar. Por exemplo, uma estrela como o Sol é cerca de mil milhões de vezes mais brilhante que a luz reflectida por qualquer planeta do Sistema Solar visto de uma distância da ordem da que estamos a falar. Esses planetas têm que ser detectados por meios indirectos, alguns bem complicados; mas um deles é simples e baseia-se no facto de que os planetas, ao orbitarem a estrela, exercem sobre ela atracção gravítica e, consequentemente, ela não está fixa. Vai "dançando" com o andamento dos satélites e, quando se "aproxima", a sua luz tem mais azul e, quando se afasta, tem mais vermelho. Voilà (ver figura).
Consequentemente, em caso de calamidade, já temos para onde ir: talvez o planeta "e", embora, pelo aspecto do desenho pareça ser um nadinha quente.

.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário