domingo, 15 de outubro de 2017

ΠΥΘΑΓΌΡΑΣ ὁ ΣΆΜΙΟΣ

.
...
Pitágoras de Samos disse um dia aos seus netos: nos triângulos rectângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos. Também terá dito que os números ímpares eram masculinos e os pares femininos. O teorema rima e é verdade; o sexo dos números é uma bacoquice e não é verdade. O que é provavelmente verdade é que Pitágoras nunca existiu. 
Além do citado teorema não estar escrito em lado nenhum por Pitágoras, a verdade é que o homem nunca escreveu nada que se conheça por sua mão e cabeça. Ao contrário de Sócrates (de Vilar de Maçada!) que se farta de escrever sem dizer nada com proveito, Pitágoras — se existisse — teria muito para dizer e não disse nada.
No "Livro dos Filósofos Mortos" admite-se que Pitágoras é uma figura inventada por um grupo intitulado "Pitagóricos" que defendia crenças complicadas na época.
A História tem destas coisas: metade (?) é verdade e metade (?) é inventado a posteriori — o melhor é dar sempre um desconto. Bastante maior que o dos novos escalões do IRS de Centeno.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário