terça-feira, 5 de dezembro de 2017

KEEP CALM

.

O provável aquecimento da atmosfera, entre outras coisas, estará a derreter o gelo polar, com libertação de enormes quantidades de água. Todos os anos, a Gronelândia "perde" 270 mil milhões de toneladas de gelo, o que contribui para a subida do nível dos oceanos, segundo se pensa. Contudo, as coisas não serão tão lineares — é que grande parte dessa água é retida no local.
O aquecimento não produz efeitos uniformes no gelo. Há locais em que, pela instalação de alguma flora na superfície, por exemplo, a absorção da radiação solar é maior e o degelo mais acentuado, criando-se leitos para verdadeiros novos lagos (ver figura). Tais lagos recebem água de locais de maior altitude e impedem que drene de imediato para o mar, apesar de constituírem nascentes para pequenos rios que correm para jusante.
Adicionalmente, por razões físicas complicadas envolvidas no degelo, este pode criar cavidades na profundidade, cavidades que absorvem água infiltrada por fissuras e criam reservatórios abaixo da superfície, quase como poços em terra. Rebabá e por aí fora, é provável que o degelo não afecte tanto o nível dos mares e oceanos como se pensa e teme.
O mundo chegou até agora — sendo o Big-Bang há 13,7 mil milhões de anos e tendo passado por enormes provações — porque tem "na manga" soluções para quase tudo, ou mesmo tudo. Suspeito que as traquinices e burrices do homem o preocupam pouco. Não será a conversa dos ecologistas pura basófia do Homo sapiens, pergunto eu? Who knows?
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário